HOME OFFICE DE MÃE

HOME OFFICE DE MÃE

2016-04-21 20.43.33

Como melhor minha produtividade e foco em meu ambiente home office?

Como organizar melhor a minha área de trabalho?

O que eu preciso mudar no meu escritório para ter maior rendimento e não ter dores físicas por causa de algo inadequado no home office?

Inicio este texto agradecendo as perguntas acima e as diversas outras que recebi e que foram extremamente úteis para o desenvolver o conteúdo deste post.

Como arquiteta, especialista em projetos para ambientes de trabalho, tenho percebido um enorme aumento do número de profissionais que optam por trabalhar em casa.

Muitas pesquisas justificam esse dado através de números: recentemente a empresa Regus publicou um levantamento mundial onde o Brasil aparece como o segundo país mais adepto ao Home Office.

A grande maioria dos participantes da pesquisa (88%) acredita que o trabalho flexível estimula, sobretudo quem tem filhos, a seguir investindo na carreira. Pois então, assim entramos no tema deste texto: “Como a arquitetura pode ajudar no desafio do Home Office de Mãe?”.

Bom, sabemos que os ambientes influenciam diretamente na forma como trabalhamos e por isso, quando não estão adequadamente organizados, temos dificuldades de nos concentrarmos, de produzirmos, e nos desanimam.

Entendendo a importância que os espaços físicos têm no nosso comportamento, gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias, especialmente para as super mulheres que trabalham em casa e enfrentam o desafio diário de ser mãe e profissional ao mesmo tempo!

PRODUZA COM MAIS QUALIDADE

Com tantas atividades durante o dia, é importante definir um horário específico para o trabalho. E mesmo com poucas horas, é fundamental que seja um momento 100% focado ao trabalho! Desafio? Sim, como tantos outros! Mas aqui o ambiente pode ter um papel fundamental:

  • Escolha um local mais reservado da casa para trabalhar, de preferência em um cômodo específico somente para o trabalho. Caso não seja possível, opte por integrá-lo com algum outro ambiente com pouca circulação de pessoas.
  • O maior vilão do foco são os ruídos. Pesquisas apontam que diminuímos em 40% a nossa concentração quando trabalhamos com barulhos externos: cachorro latindo, telefone tocando, máquina de lavar funcionando… Fica mesmo complicado de se concentrar. Para garantir o conforto acústico, é importante que o local de trabalho seja silencioso. Também vale investir em materiais que absorvam o som como tapetes, cortinas e painéis de tecido. E ainda, se for possível, é importante combinar com a família de ser interrompida somente em casos de emergência.

NÃO SE PERMITA SENTIR QUALQUER TIPO DE DOR FÍSICA

  • Montar um Home Office não significa altos investimentos, mas considere adquirir uma cadeira de qualidade para evitar qualquer tipo de dor física! Já basta tantas outras preocupações, por isso não se permita trabalhar com dor. Para facilitar, na hora de investir em uma cadeira, observe se tem pelo menos 3 funções:
    • Regulagem de altura do assento (normalmente todas as cadeiras de escritório tem)
    • Regulagem de altura de braço (sim, precisa ter braços para possibilitar uma postura adequada!)
    • Apoio para a lombar (experimente sentar bem para trás e perceba se o encosto da cadeira apoia a sua lombar).
  • Pesquisas já demonstram os inúmeros prejuízos à saúde para pessoas que trabalham por muitas horas sentadas, por isso, crie o hábito de a cada 1 hora, ficar 5 minutos em pé. Aproveite esses momentos para fazer uma ligação, ler algum documento, ou mesmo beber um copo d´agua.

OTIMIZE O ESPAÇO COM ORGANIZAÇÃO

  • Não precisa de muito espaço para montar um Home Office quando conseguimos mantê-lo organizado! A primeira sugestão é fazer uma super triagem: jogue fora o que não precisa mais, ou simplesmente retire de seu local de trabalho aqueles objetos que não tem a ver com a sua rotina profissional.
  • Depois de deixar somente o que é essencial, organize esse material de forma adequada. Procure deixar a mesa de trabalho com o mínimo de objetos possível, pois isso invista em mobiliário de armazenamento. Um Home Office completo conta com pelo menos um gaveteiro e uma prateleira.

Home Office Compacto (2)

DECORE PARA O SEU BEM ESTAR!

Uma das maiores vantagens que vejo em Home Office é a liberdade para personalizar e ambientar, diferentemente do que acontece em escritórios.

Bom, a ideia aqui é decorar com tudo aquilo que te faz bem, afinal quando nos sentimos bem, produzimos muito melhor!

Invista em cores, em objetos de escritório decorativos (dupla função: cumprem seu papel de organizar e ainda decoram!), em aromatizadores, em vegetação (tenha sempre o verde por perto!) e dê preferência por trabalhar próximo à janela.Pesquisas indicam que a luz natural contribui ainda mais para a sensação de bem estar.

Concluindo minha “lista materna para o Home Office”, faço um pedido: não se culpem!
O que mais percebo é o sentimento de culpa da mulher que não consegue colocar em dia todas as atividades, ou não desenvolve a performance profissional que acredita que possa ter.

Calma! É muito difícil, simplesmente, apertar um botãozinho e ser produtiva! Ainda mais exercendo, ao mesmo tempo, esse papel tão especial de ser mãe! Eu ainda não sou, mas já admiro muito vocês, mães empreendedoras, e em especial a cada uma que me escreveu querendo ideias para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.

Espero ter contribuído com um pouquinho do que amo fazer… alcançar a produtividade através de ambientes de qualidade arquitetônica, que estimulem o bem estar e a qualidade de vida.

Contem comigo!

Abraços e até a próxima!

índice

 

PRISCILLA BENCKE, arquiteta, pós-graduada em arquitetura de interiores, se especializou em projetos para ambientes de trabalho na Alemanha. É responsável pela Bencke Arquitetura e idealizadora do conceito QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces, espaços de trabalho inteligentes que vão além da beleza estética, e conseguem, através de estratégias ambientais adequadas, melhorar o bem estar, a qualidade de vida, assim como a produtividade dos usuários. Também é palestrante em empresas e instituições de ensino, além de colunista em revistas e portais da internet.

Logo-QC-01 - Cópia (2)A partir do conceito QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces, oferece o serviço “HOME OFFICE CHECK”, uma consultoria de arquitetura online para pessoas que já trabalham em Home office ou que desejam montar o seu local de trabalho em casa.

Por ser um serviço totalmente online, oferece praticidade, rapidez e economia. Mais informações em: http://www.qualidadecorporativa.com.br/home-office-check-consultoria/

ESPECIAL: Leitoras do Blog MÃE EM FESTA tem desconto de 15% no serviço “HOME OFFICE CHECK” durante os meses de MAIO e JUNHO/2016!

Contato:
www.benckearquitetura.com.br
www.qualidadecorporativa.com.br
Email: pb@qualidadecorporativa.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.