A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Todos os pais desejam que seus filhos alcancem todo seu potencial e é possível auxiliar neste processo fornecendo aos pequenos (e aos grandes também!!) brinquedos e jogos que os estimulem.

A tarefa mais importante de uma criança é a de aprender sobre o mundo brincando, de uma forma lúdica e divertida. Os brinquedos com os quais ela brinca tanto podem entretê-lo sem pensar ou ensiná-lo sobre como e por que as coisas funcionam de certa maneira.


Os brinquedos cotidianos, por exemplo, podem ser fascinantes e educativos para uma criança. Um conjunto de xícaras e uma pia, podem ensinar sobre quantidades, proporções (maior e menor), adição, subtração e também ser um estímulo para aprimorar as habilidades motoras.

Já panelas de metal e colheres podem criar uma aula de música e uma lição de sons, ritmos e consciência musical e corporal. Quase tudo (muito cuidado com a segurança do seu filho) pode ser transformado em brinquedo educativo, depende só da criatividade e disposição dos pais.

brincadeirasantigas

Outra questão importante é avaliar a personalidade da criança na hora da compra, pois se não a chance de se frustrar será grande. Um jogo de tabuleiro pode ser uma excelente ferramenta de aprendizagem e estímulo, entretanto se seu filho prefere correr e pular, vale a pena investir em brinquedos e brincadeiras ao ar livre e que usem o corpo de uma maneira mais ampla. Ou tente um brinquedo mais ativo, como blocos de montar, por exemplo.

Estimule a linguagem de forma divertida também. Existem no mercado diversas opções de brinquedos e jogos que desenvolvem a ampliação do vocabulário brincando. Seu filho, com certeza, vai adorar, mesmo que ainda balbucie poucos palavras.

O quebra-cabeça é outra excelente opção, desenvolve as habilidades de resolução de problemas, reconhecimento de padrões, a coordenação motora e também proporciona uma ótima maneira de passar momentos juntos em família.

Já as brincadeiras livres e o faz-de-conta são fundamentais para as crianças se descobrirem, se identificarem, se conhecerem e se reconhecerem como indivíduos, inseridos numa sociedade. Ensinam as crianças sobre os papéis que desempenhamos, no presente e no futuro.

E os jogos de computador, tablet e vídeo-game também estão liberados, mas com moderação!

Slide2

***********

Bee-Family_300x250

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

57 Comentários


























































Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.