Projeto Portal Mãe Empreendedora- Luciane Brito

Hoje em nosso cantinho vamos conhecer a história da mãe e empreendedora Luciane Brito e de como surgiu a empresa Gurizada Faceira.

Projeto Mãe Empreendedora

Me chamo Luciane Brito mas podem me chamar de Lú!! Sou casada e mãe de duas gurias, Fernanda de 13 anos e a Júlia de 9 anos, meu inicio no empreendedorismo, foi na verdade não por opção, mas sim por um momento bem difícil que passei em 2015, estou a um ano me aventurando no empreendedorismo, sempre tive a intenção de ter o meu próprio negócio, mas era apenas aquele sonho, uma possibilidade para muito além, meu dilema pessoal começou em novembro de 2014 quando soube que, minha filha menor no ano seguinte ia estudar na parte da tarde, até então as duas estudavam pela manhã e ficavam sozinhas a tarde em casa, como a maioria das famílias hoje.

Com a necessidade de ter alguém para ficar com minha filha mais nova no período da manhã, conversei com meu chefe e pedi que me demitisse e a resposta foi não!

Pedi demissão abaixo de mau tempo, pois o marido não queria que eu pedisse, pelo direitos que a gente se apega como FGTS, seguro desemprego, multa, perder todo esse valor pois tinha o fato das contas, despesas e tudo que envolvia o meu salário, mas não tive escolha e tomei a decisão que achei necessária naquele momento.

Após cumprir aviso prévio, finalmente estava livre para cuidar da pitoca e me dedicar integralmente as filhas, mas como? Com tanta vontade de trabalhar!

Em casa, com as tarde livres e a internet como aliada, eu só tinha uma certeza de que se fosse investir, seria na área de eventos: “Não sabia bem o que queria, sabia que queria algo que tivesse ligado à eventos, festas, principalmente com as crianças”

A ideia inicial era um blog voltado para mães, onde eu iríamos a lugares com as gurias e relatar para outras mães como funciona, preço, horário tudo isso servindo de informação para essas mães, nessa pesquisa de ideias para o blog encontrei uma empresa em SP que serviu de inspiração para o nascimento da Gurizada Faceira, um espaço kids itinerante, voltado para casamentos, formaturas e eventos sociais.

Com ajuda de amigas, dinheiro emprestado, comprei alguns itens importantes para o inicio do espaço kids, fiz um plano de negócio, algumas ideias, brinquedos emprestados e reutilizados e um pouco de coragem “O conceito do espaço kids que acreditamos consiste em uma brinquedoteca com bonecas, carrinhos, massinha de modelar, almofadas, bonecos de pano, jogos em madeira e muito papel para colorir, onde envolvemos as crianças em brincadeiras que exigem concentração, como montar e encaixar, tudo isso dentro de um evento onde os principais convidados são seus pais.

Para começar, foi necessário, prestar serviço sem receber, pois precisava de fotos, de portfólio para começar a vender meu serviço, o empreendedor também precisa identificar nas dificuldades futuras oportunidades.

Além de atender a região metropolitana de Porto Alegre, nosso espaço itinerante já teve na serra gaúcha e La Paloma, no Uruguai, acredita? Pois é a viagem no Uruguai tínhamos três meses de empresa, eu enviei o material para uma empresa de eventos, que indicou para a noiva e fechamos, agradeço até hoje aquela oportunidade lá no inicio.

Desde então tivemos trabalhos diversos como, aniversários, chá de bebê, espaço kids em um bar de cerveja artesanal, palestras, festa do pijama, aniversários de adultos e até mesmo restaurante.

O espaço é montado, de acordo com a área disponibilizada pela organização e com monitoras do início ao fim do evento. Para festas à noite, como casamentos e formaturas, o espaço dispõe de colchonetes para as crianças dormirem, assim os pais ou responsáveis não precisam ir embora e podem aproveitar a festa.

Posso dizer que é bem difícil o trabalho em casa. Pois, por mais que eu tenha uma peça minha (ela chama de quartelier), onde entro para trabalhar, sempre tem alguém na porta me olhando (rsrsrs), perguntando o que estou fazendo.

Além disso, tem a rotina da casa em si, marido, almoço, banho, uniforme, levar e buscar a filha mais nova para escola, e além de uma filha pré- adolescente com seus extremos em relação a humor e dúvidas. Tudo ali em um único espaço.”

No momento que se empreende se pensa em trabalho 24h por dia se tornar dona do próprio negócio exige bem mais do que quando se trabalha como funcionária, porque tu não pode mais fazer como na empresa tradicional, fechou as 8h de trabalho, pegar a bolsa e dar ‘tchau, até amanhã!’ Tu és o até amanhã.

Tu é a chefe que vai pensar nas metas de amanhã, que vai comprar o material, convocar a equipe para o trabalho, que vai fazer os contatos com os clientes para oferecer o serviço, que irá na gráfica, responder e-mails, divulgar nas redes sociais, além de carregar o material para montagem e desmontagem, cuidar se o material está em boas condições de uso, o uniforme impecável, tudo sob os teus cuidados”, mas não deixo de salientar que tudo isso se torna leve quando se tem amor pelo que se faz.

Outra parte bem difícil que gosto de falar são os setores da empresa que muitas vezes não nos identificamos e deixamos de lado, isso é muito ruim, meu exemplo o financeiro, gente do céu não tenho perfil, mas estou aprendendo a preservar uma hora na agenda só para isso, pois é a parte mais importante para a empresa ir para a frente, amo a parte do marketing, as reuniões, os eventos, o trabalho em si, mas todas nós temos um ponto fraco e o meu são os números.

Hoje o espaço kids já atendeu mais de 400 crianças nos eventos que passaram, e o mais incrível é a aceitação dos pais quando chegam em nosso espaço kids, eles na maioria das vezes querem ensinar o filho como jogar o dominó, montar o quebra cabeça, ou até mesmo mostrar jogos que fizeram parte da infância deles e que levo para o espaço kids, esse é nosso diferencial.

Espero que gostem e tenha ajudado um pouco vocês, acredito muito no relato real, onde devemos falar exatamente como é, as pessoas acham que é fácil mas amiga é bem difícil mas não impossível, hoje trabalho beem mais, minha cabeça anda a mil, dores na coluna, carrego sacolas, brinquedos, sabe de uma coisa não sinto nada disso. Não estou rica só me sinto feliz por estar trabalhando e acompanhando as filhotas de perto e com qualidade.

Um abraço!

Luciane Brito

Blog: https://gurizadafaceira.wordpress.com/

Espaço onde conto os bastidores dos trabalhos, do empreendedorismo e tudo que envolve, está bem legal.

Insta: Gurizada Faceira

Face: Gurizada Faceira

Salvar

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.